Dia 09 de novembro de 2010

Local: Auditório

19h30– Abertura oficial do 4º Encontro

20h - Mesa redonda: Consumo de luxo no Brasil

Palestra: Precisar, não precisa: consumo e marketing no mercado de luxo
André Cauduro D'Angelo - Mestre em Administração pela UFRGS. Professor da FAMECOS/PUCRS e da ESADE. Consultor e palestrante. Autor de Precisar, não precisa: um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil.
Resumo: O luxo constitui o sonho mais democrático e massificado da sociedade de consumo – sociedade esta que é profusa em sonhos. À medida que o consumo de luxo se propaga alguns questionamentos se apresentam: o que os compradores de produtos de luxo nos ensinam sobre comportamento do consumidor? O que empresas como Gucci e Louis Vuitton nos ensinam sobre marketing? Estas duas questões nortearão a presente exposição sobre o consumo de luxo.

Palestra: Mercado de luxo para jovens: estratégias de marcas para conquistar jovens consumidores
Artur Vasconcellos - MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Marketing pela ESPM. Professor da ESPM e consultor na área de planejamento de marketing.
Resumo: Em diversos setores da economia, empresas têm realizado esforços para conquistar seus consumidores do futuro na fase em que estão formando seus gostos, hábitos e preferências por produtos, serviços e marcas. No mercado de luxo não é diferente, contudo, particularidades são levadas em conta para a definição das estratégias, que vão de barreiras, como a dependência financeira dos pais para acessar determinadas marcas, até oportunidades, como a necessidade de auto-afirmação através do consumo peculiar dos jovens. Estas relações serão discutidas a partir da apresentação de cases que mostram estratégias de algumas marcas neste sentido.

 

Dia 10 de novembro de 2010

Local: Auditório

20h - Mesa redonda: Crédito e consumo para os consumidores de baixa renda no Brasil

Palestra: Os grupos de baixa renda e o crédito no cenário brasileiro contemporâneo
Lúcia Helena Alves Müller - Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UnB. Professora do PPG em Ciências Sociais da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Empresas e Organizações. Autora do livro Mercado Exemplar: um estudo antropológico sobre a bolsa de valores.
Resumo: Nesta exposição serão apresentados resultados de uma pesquisa sobre as relações entre as instituições financeiras e as camadas de baixa renda: como essas instituições vêm adequando meios e linguagens para se comunicar e relacionar com esses novos consumidores, e como os indivíduos de origem popular incorporam em suas representações e práticas os serviços e produtos financeiros que lhes estão sendo oferecidos sob os mais diversos formatos (contas bancárias, créditos, financiamentos, cartões, etc.).

Palestra: O Consumo do jovem de baixa renda
Marcello de Oliveira Pereira. Executivo de Planejamento e Pesquisa da Escala, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS.
Resumo: A antiga baixa renda é a nova classe média brasileira, mais jovem, mais consumista, mais otimista e mais alavancada em crédito do que a antiga classe média. O que caracteriza o consumo deste jovem médio? O que o impulsiona ao consumo? Quais seus valores e que lugar o consumo ocupa entre eles? Como esse jovem organiza a relação entre o consumo e suas possibilidades financeiras?

 

TARDE

GRUPOS DE TRABALHO


Início: 14h
Às 16h – coffe break
Encerramento: 18h30
Local: Prédio C


Neste 4º Encontro os Grupos de Trabalho estarão organizados a partir de quatro tópicos, a saber:
GT 1 - CONSUMO EM MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS SOCIAIS
GT 2 - JUVENTUDE E MÍDIA
GT 3 - JUVENTUDE, SOCIABILIDADE E ESPAÇOS SOCIAIS
GT 4 - JUVENTUDE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO