Autores e resumos aprovados para o 4º Encontro Juventude, Consumo & Educação

Tathiana Braga Caldeira e
Marise Ugalde

Emoções presentes no processo de decisão de compra dos adolescentes da classe c em relação a vestuário e produtos tecnológicos ESPM/RS; PUCRS
Sandro Bortolazzo Cultura rave e produção de jovens contemporâneos: aprendendo com o espetáculo ULBRA/RS
Fernanda C. de C. Mello A abordagem cultural do consumo: o trabalho do sociólogo e antropólogo na pesquisa de mercado e publicidade UNESP/SP
Ana Monteiro Costa
e Janie K. Pacheco
Os muros do consumo: o caso do Big Cristal e do Barra Shopping Sul ESPM/RS
Vagner da Silva de Oliveira Recreação Infantil em Restaurantes: Uma Ferramenta Eficaz para Fidelizar Clientes, Agregar Valor e Aumentar a Lucratividade ESPM/RS
Sandro Bortolazzo e
Carla Simone C. Marcon
Identidades guarda-roupas: um olhar sobre a juventude contemporânea ULBRA/RS
Andresa Silva da Costa Quando o luxo olha para o lixo: um estudo acerca das estratégias neoliberais que visam uma reabilitação de consumidores falhos UFRGS
Camila de Matos “Te levo comigo”: etnografia do movimento happy rock ESPM/RS
Carolina G. de Carvalho e
Patrícia Menda
Moda a um click de distância
ESPM/RS
Jair Silveira Cordeiro Consumo, família e adolescentes privados de liberdade PUCRS
Paola Ferreira Lay O Estilo de Vida dos Consumidores Vegetarianos:
um Estudo
ESPM/RS
Renata Leite de Oliveira e
Monique Chang Bartolome
Estratégias de naturalização do consumo em sites infantis UFRJ
Roberta Barbosa Melo,
Nair Priscylla Telles da Rocha,
Suzane Moreira Coelho e
Patrícia Oliveira de Freitas
Educação para o consumo: uma proposta de ação com crianças
UFRJ
Ana Paula Carlesso e Valesca Persch Reichelt
A Imagem do Produto Iphone na Percepção do Consumidor
ESPM/RS; ULBRA
Claralucia Prates Machado
Comportamento e Experiência de Compra nos Supermercados de Bairro
ESPM/RS
Brenda Guedes Vendem-se crianças. Quem vai querer? Universidade de Fortaleza
Carla Simone C. Marcon Juventude Otaku: compondo identidades e consumindo o universo anime ULBRA


Ani Mari Hartz Born e Lucas Velho

A Percepção dos Jovens sobre o Consumo de Marcas de Luxo Falsificadas

UNISINOS; ESPM/RS

Bruno Sutil Produtos light & diet: motivações para o consumo e a influência da marca para o jovem consumidor ESPM/RS
Nataly Mazzei da Silva e
Patricia Buksztejn Menda
Análise do comportamento de compra de sapatos através da ferramenta GenderTrends
ESPM/RS
Valesca Persch Reichelt e
Nathalia Lopes Pereira Tonetto
O Caso Tommy Hilfiger no Brasil e nos Estados Unidos: a Diferença De Posicionamentos e Imagem de Marca
ULBRA; ESPM/RS
Patricia Cuozzo Mãos ao alto! O que os esmaltes escondem ESPM/RS
Camila Barcelos Fossá
Processo de Compra de Cirurgias Plásticas Estéticas por Jovens Mulheres da Classe A de Porto Alegre ESPM/RS
Gabriela Souza Schwantz Oliveira
Comportamento de compra dos donos de cães e gatos, pertencentes às classes a e b, residentes em Porto Alegre, em relação às rações super premium ESPM/RS
Laura Meirelles
A influência da sonorização ambiental no processo decisório de compra de vestuário por mulheres da classe A de Porto Alegre ESPM/RS
Rômulo Tondo,
Rafaeli Drews Minuzzi,
Cássia Guerra Righi,
Juliana Santos Carvalho e
Emerson Cardozo
O Consumo Midiático de Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Ruschi
UFSM
Roseli Belmonte Machado
Mídia, consumo e patrocínio: reflexões de jovens com deficiência sobre as paraolimpíadas ULBRA
Carla Rizzotto Media criticism: o papel do ombudsman no jornal laboratório Co:::unicação da UFPR UFPR
Roberto Koetz da Fonseca Estilo de Vida Geek na Modernidade
ESPM/RS
Dalva Verônica Mendonça Santana e
Paula Deporte de Andrade
Revista Gloss: Entrelaçamentos entre juventude e consumo
ULBRA
Glauber Resende Domingues
Música, juventude e mídias: reflexões a respeito do que jovens consomem de música nos celulares e mp3 UFRJ
Rodrigo Cardoso e
Cristianne M. F. da Rocha
O novo jovem e o velho rádio: a relação do público jovem com o rádio na atualidade
ULBRA; UFRGS
Lucina Reitenbach Viana A participação da Juventude e os desafios jornalísticos no trato da informação UTP/PR
Tatiana Barradas de Souza
Sociedade do Consumo, Mídias e Produção de Subjetividades: Um olhar a partir da Escola UERJ
Renato Andreola Galimberti
Entretenimento Noturno: A escolha dos jovens pelo bairro Cidade Baixa ESPM/RS
Rafaela D’avila Invadindo o Beco: quem são os jovens que frequentam a casa noturna Beco e que aspectos singularizam a sua sociabilidade ESPM/RS
Eduardo M. da Rosa Minha roupa diz quem eu sou e na internet eu encontro a galera: sociabilidade e conflitos entre jovens participantes de “bondes” nas redes sociais da internet
PUCRS

Rosana Pinheiro Machado e
Lucia Mury Scalco

Sobre bondes e cinderelas: consumo, rituais e sacrifício entre jovens de camadas populares na cidade de Porto Alegre

ESPM/RS; UFRGS

Suzana F. Schwertner Laços de amizade jovem em uma era de conexões UFRGS
Daiane Loreto de Vargas A “Nova Extensão Rural” exige uma “Nova Educação

UFSM
Ezequiel Redin O futuro incerto do jovem rural UFSM
Mauro Roese
Juventude e empreendedorismo: educação, técnica e mercado UFRGS
Amanda Garcia
Ana D’Amico
A importância da comunicação interna para a motivação dos jovens profissionais. Estudo de caso da XP Investimentos ESPM/RS
Lizandra Veiga Subjetividades Discentes e Discursos Docentes: Reflexões sobre Educação, Juventude e Trabalho em EJA UFRGS
Felipe Couto de Assis Brasil e Marise Ugalde “Cultura mágica": a percepção da cultura organizacional Disney ESPM/RS; PUCRS
Leila Nonenmacher e
Janie K. Pacheco
O jovem de baixa renda e o mercado de trabalho: pensamento e prática
ESPM/RS; PUCRS